Tamanho – Altura: 17cm.
Origem: Yixing – China
História: O Casal de Leões Chineses de Proteção são a fusão entre o Leão Real e a uma figura Mítica pré-existente. Essa Divindade Protetora das colheitas e dos seres humanos contra os espíritos malignos, teria sido associada às figuras Leoninas do Budismo, que simbolizam a Piedade e Protegem os Templos e Moradias, tendo como intuito afastar espíritos malignos e criar um ambiente de alegria e prosperidade.
Traduzido como”Leão”, mas também conhecido como Cão, com poderes mágicos e a capacidade de repelir espíritos maléficos. Um par de Shishi, tradicionalmente, monta guarda do lado de fora dos portões dos templos Shinto e Budistas.
O Shishi aparece com sua boca aberta para assustar os demônios ou fechada para abrigar e manter os bons espíritos. Outra tradicional explicação para a boca aberta e fechada tem relação com “Ah” e “Un”, dizem que esta combinação representa nascimento e morte.
“Ah” é a primeira letra do silabário japonês e simboliza boca aberta. – “Un” é a última letra e representa uma boca fechada).
Essa besta mítica foi provavelmente introduzida no Japão pela China e/ou Coréia, nos séculos VII ou VIII. Para os japoneses, o Shishi combina elementos do Koma-inu coreano (cão coreano) e Kara-shishi chinês (leão chinês).
Uma teoria considera que o shishi deriva do Foo Dog chinês. A propósito, como os leões não são próprios do Japão, China ou Coreia, supostamente devem ter entrado nessas nações, na forma de arte importada, com antigos traços do animal, aparecendo na dinastia Han (cerca de 208 a.C. a 221 a.C.), podendo também estar relacionado aos tigres, grandes felinos do continente asiático.
Os Cães Foo são na verdade Leões Guardiões Chineses símbolo de poder e proteção. São os ocidentais que os chamaram de Cães Foo, Cães Búdicos, Cão Dragão ou Dragão Leão.
Cães de Foo que são colocados dentro ou fora de um edifício destinam-se a proteger sua casa ou local de trabalho da energia negativa. Dizem que esses leões-guardiões impedirão qualquer um com más intenções de entrar em sua casa.
Eles podem ser encontrados em todos os países. Os ocidentais adotaram este símbolo de proteção. Eles agora estão alojados em milhares de lares.